Diretor mato-grossense é selecionado para Programa da Warner Bros. Discovery

O diretor mato-grossense Silvano Junior é um dos 10 finalistas do programa Black Brazil Unspoken – Narrativas Negras Não Contadas. Essa é uma iniciativa da Warner Bros. Discovery, em parceria com a WIP Ventures e tem como missão desenvolver novos talentos e amplificar as histórias da comunidade negra brasileira. Este programa busca criar uma plataforma para pessoas que ainda enfrentam desafios para ter sua voz ou suas produções representadas na indústria cinematográfica nacional.

O projeto Narrativas Negras Não Contadas inclui encontros virtuais focados na capacitação desses selecionados e um evento presencial em São Paulo, onde cada um apresentará seu projeto a uma banca de especialistas. Ao final do processo, três curtas documentais serão selecionados para serem produzidos, sob a supervisão da Warner Bros. Discovery.

Sina (Videoclipe)

Criativo por natureza e proativo, Silvano Junior traz consigo uma vasta experiência no mundo da publicidade, tendo trabalhado com renomadas marcas ao longo de sua carreira. Sua jornada profissional inclui um desafio marcante na Secretaria de Cultura do Mato Grosso, onde desempenhou um papel fundamental na área de Economia Criativa, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor.

Formado em Cinema pela Hollywood Film Academy, seus trabalhos recentes envolvem a direção de videoclipes, performances artísticas e curta-metragens. Entre suas produções, o filme “Dedicatória”, se destaca ao ser selecionado para festivais de cinema nacionais e internacionais. Seu trabalho mais recente é o documentário “Quando tem Amparo” que traz luz para a rede de amparo da cidade de São José dos Pinhais e debate o tema de imigração de forma clara e humana.

O que Silvano diz sobre o programa:

Fazer parte de um programa desse nível significa mais do que aperfeiçoamento técnico. É uma chance valiosa para novos diretores trocarem experiências com outros cineastas, receberem orientações de profissionais renomados e transformarem suas visões criativas em projetos concretos. Acredito que essa jornada contribuirá para enriquecer minha carreira e dar mais acesso à indústria audiovisual brasileira.

Assim como a minha, a jornada de muitos profissionais negros  é repleta de desafios, ao buscar espaço no mercado audiovisual nós enfrentamos barreiras e estereótipos. Participar do BBU reforça a importância da representatividade e da valorização de novas narrativas no setor.

O cronograma do programa inclui diversas etapas fundamentais. Entre fevereiro e abril, os participantes terão acesso a treinamentos e mentorias. Em abril, no aguardado Pitch Day, apresentarão suas ideias a uma banca especializada. Depois, inicia-se a fase de pré-produção, com as filmagens programadas para junho e julho. A grande estreia dos projetos ocorrerá em novembro de 2025 no HBO MAX.

O BBU faz parte das ações do WBD Access, plataforma global da Warner Bros. Discovery focada em diversidade, equidade e inclusão no setor audiovisual. Com essa iniciativa, a empresa reafirma seu compromisso em fortalecer talentos negros e ampliar sua representatividade na indústria cinematográfica.

Assista à primeira temporada

O programa está em sua segunda edição, e os documentários produzidos na primeira podem ser encontrados no streaming HBO MAX e também no Youtube de forma gratuita, confira abaixo: